A lição de anatomia do temível Dr. Louison

Isaías, após suas desventuras em Recordações do escrivão Isaías Caminha (Lima Barreto), recebe um pedido que não pode negar: escrever uma matéria sobre o assassino em série Antoine Louison, que chocou o país por expor em galerias de arte o desenhos dos órgãos de suas vítimas. Quem poderia ser tão execrável? Porém, muito além da odiosa mente de um serial killer, Isaías começa a ver também um homem culto, de boa educação e ideias inovadoras. Afinal, o que levou um homem de tal estirpe a cometer crimes tão odiosos?

E não, não é coincidência que o Isaías seja o mesmo de Lima Barreto. A proposta de Enéias Tavares nesse livro foi exatamente essa, incluir personagens nacionais que já são patrimônio histórico em um contexto retrofuturista! Uma grande responsabilidade realizada com maestria, digamos de passagem. Quem melhor que um professor de literatura clássica para enfrentar esse desafio?

Assim, acompanhamos Isaías em sua investigação, e quanto mais ele se aprofunda nessa história mais personagens enigmáticos ele conhece. Simão Bacamarte desistiu da Casa Verde (de O Alienista) e se tornou o médico que mantém Dr Louison em cárcere, em sua nova instituição para estudar a mente dos insanos em Porto Alegre dos Amantes. Três mulheres (de O cortiço) são donas da casa noturna que Dr. Louison visitava com sua esposa. E quanto mais informação nosso escrivão reúne, mais envolvido fica.

12043030_928647813860566_8784025071839936661_n

E somado aos personagens clássicos presentes, temos também uma narração não-linear que envolve o leitor. Primeiro, temos a narrativa em primeira pessoa de Isaías. Quando finalizamos a leitura, passamos para os diários das testemunhas dos crimes. E a cada pouco que lemos, desconstruímos o que antes era evidente. Enéias brinca com as palavras e com a narrativa, de forma que a última parte, o derradeiro depoimento, coloca em cheque não só o que acreditamos da história, mas também o que acreditamos como moral.

As referências acrescentam, mas não deixam perdidos os leitores que não conhecem os personagens. O desenvolvimento da história envolve o leitor já nas primeiras páginas. E o mundo criado, a apresentação de Porto Alegre dos Amantes, é um deleite a parte!

FICHA TÉCNICA
Título: A lição de anatomia do temível Dr. Louison (Brasiliana Steampunk #1)
Autor: Enéias Tavares
Ano: 2014
Editora: Fantasy
Páginas: 320
Compre: Amazon | Submarino | Saraiva | Americanas
Saiba mais: Site | Facebook