CdZ voltou para a TV aberta!

Os Cavaleiros do Zodíaco (CdZ) voltou para a TV aberta, e me trouxe muita nostalgia! Quando eu era mais nova parava todas as minhas tardes para assistir a Rede Manchete, com a programação de animes, e eles sempre fizeram parte da minha infância! Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball… E com essa super novidade, decidi escrever sobre algumas reflexões que fiz sobre o anime!

Esse texto contém spoiler, algo que não gosto muito. Mas não consegui deixar de escrever, afinal, o que CdZ pode ensinar sobre personagens marcantes?

Para quem nunca viu: Cavaleiros do Zodíaco conta a história de cavaleiros (avá) defensores da deusa Athena, a deusa da sabedoria e da estratégia em batalha. Na primeira temporada, a luta ocorre entre os cavaleiros de bronze e os cavaleiros de ouro, esses últimos representando uma constelação do zodíaco, e dentre eles existe o Saga, de gêmeos. Enquanto alguns cavaleiros são cruéis por natureza, e outros são eternamente bons, o cavaleiro de gêmeos é sempre um enigma. E é isso que acho genial.

os 12 cavaleiros de Ouro

Cavaleiros de Ouro de Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes.

O signo de gêmeos é representado sempre por duas personalidades em uma mesma pessoa. Enquanto os outros cavaleiros possuem uma personalidade em duas dimensões (bom ou mal), o Saga possui uma terceira dimensão (coincidência com seu ataque chamado Outra dimensão? Não sei). Ele possui o bem e o mal dentro de si, e essa dupla personalidade causa um confronto enorme entre o que deve ou não ser feito, entre o dever de justiça e a gana de poder. Viver sempre na dúvida o humaniza.

Cavaleiro de Gêmeos

Saga, o cavaleiro de ouro de gêmeos.

Então, no decorrer da história, enquanto temos os outros cavaleiros sempre seguindo o mesmo caminho trilhado, sem perguntas ou dúvidas, Saga aparece cada vez mais complexo, dentro de seu conflito e de seu caráter. Ele sempre será, enquanto cavaleiro de gêmeos, essa pessoa inconstante, sempre pronto a decidir pelo caminho mais confortável. E isso acontece mais de uma vez, porque nem sempre se aprende com o primeiro erro. E quão diferente isso é da realidade?

Um personagem que apresenta conflitos internos, que pode sucumbir ao mal, se torna muito mais forte e mais convincente ao seguir o caminho ‘do bem’, pois o leitor/telespectador se identifica, sabe que foi difícil tomar aquela decisão, e pelas dificuldades vencidas é que ele se torna um herói ao seguir o caminho correto.

"Ouvir uma canção é melhor do que chorar..." Atire a primeira pedra quem não se emociona com essa cena.

“Ouvir uma canção é melhor do que chorar…” Atire a primeira pedra quem não se emociona com essa cena.

Já vi pessoas reclamando que Saga é um traidor e indigno de sua armadura, mas o que pode se esperar além de conflito de uma armadura que tem dois opostos em uma mesma máscara? Saga não é indigno, o fato de sempre estar em luta consigo mesmo é o que define como ideal para a constelação que o escolheu. E talvez seja por isso que seja ele um dos cavaleiros de ouro mais fortes, e um dos personagens mais completos da série dos Cavaleiros do Zodíaco.

FICHA TÉCNICA
Título original do mangá: Saint Seya
Escrito por: Masami Kurumada
Publicação: Janeiro/1986 a Dezembro/1990

Anime: Os Cavaleiros do Zodíaco
Exibida no Brasil: De 1994 a 1997, pela extinta Rede Manchete

Atual exibição no Brasil: Rede Brasil

Sky
canais 175 e 371
Oi
canal 3
Vivo
canal 237
Claro
canal 13
GVT
canal 248
CTBC
canal 714
  • triplobooks

    Eu assistia quando criança mas como eu só prestava atenção no Seya, a história de cavaleiros sempre ficou pra trás. Sei de coisa ou outra porque meus amigos volta e meia entram em longas discussões sobre CdV né.
    Aliás, muito legal o foco do assunto na personalidade do Saga 😉